Em um mundo competitivo, mentir para seu consumidor é um erro imperdoável.

E quando a mentira parte de um veículo de comunicação, o dano é ainda pior.

Uma emissora de TV, que anuncia produtos e divulga notícias, precisa de credibilidade.

Precisa, para sobreviver.

Do Terra:

Galvão mente sobre transmissão “ao vivo”, e Globo é criticada

08/07/2012

Segundo Galvão, Anderson passou o carro, e Sonnen não viu nem a placa. Foto: Getty Images

 

 

A Rede Globo já tinha anunciado que não faria transmissão ao vivo da luta entre Anderson Silva e Chael Sonnen no UFC 148, mas mesmo assim foi criticada. Afinal, além de passar a vitória do brasileiro com atraso de aproximadamente meia hora, o narrador Galvão Bueno ainda mentiu sobre a transmissão. Em certo momento, ele disse “voltamos ao vivo”, o que gerou críticas e revolta de fãs do MMA no Twitter.

Na verdade a transmissão da Rede Globo começou quando a luta entre Silva e Sonnen ainda acontecia. Porém, a emissora optou por passar primeiro a reprise da vitória do também brasileiro Demian Maia sobre o sul-coreano Dong Hyun Kim. Com comentários do campeão dos pesos pena José Aldo, Galvão preparou terreno para a transmissão do principal combate da noite.

Antes de finalmente mostrar o vídeo gravado da vitória de Anderson Silva, foram mostradas imagens do outro combate entre o brasileiro e Chael Sonnen, que aconteceu em agosto de 2010. A luta foi analisada em detalhes e rendeu bastante tempo para Galvão criticar o americano, que é odiado no Brasil por ter falado mal do País.

Quando a luta começou, Galvão manteve seu tradicional estilo de torcer para os brasileiros. “Enfia a mão nele, Anderson”, pediu. Porém, como o primeiro round teve superioridade de Sonnen, a confiança no campeão dos meio-médios ficou abalada. Até o próprio comentarista José Aldo admitiu que o brasileiro perdeu o primeirou round para o americano.

Porém, logo depois veio o show de Anderson Silva, que também se transformou no espetáculo de Galvão. “Entrou. Foi para o chão e desabou. Esquerda, direita, esquerda, direita, direita”, berrou Galvão, ao narrar a sequência de socos aplicada por “Anderson Silva do Brasil”

Foi o momento em que, segundo o narrador, o campeão “passou o carro”, e Sonnen “não viu nem a placa”.

Mas nem a narração empolgada de Galvão salvou a Rede Globo de críticas. Logo após acabar a transmissão, o termo “GloboFail” (“Globo falha”, em tradução livre) surgiu nos Trending Topics do Twitter, ou seja, virou um dos assuntos mais comentados do microblog. A mentira sobre a transmissão “ao vivo” foi bastante lembrada, mostrando que a vitória tão importante de um atleta brasileiro se tornou derrota para a Rede Globo.

O assunto #GloboFail está firme nas TTs do Twitter.

Veja alguns exemplos:

“Plantão Globo informa: O Presidente Getúlio Vargas acaba de cometer suicídio! Veja a análise de Arnaldo Jabor! #GloboFail”

“UFC na Globo é igual o Chaves no SBT, a gente já sabe o que vai acontecer, mas assiste assim mesmo para se divertir. #GloboFail”

“A #GloboFail ainda não entendeu que mesmo quem não tem PPV tem internet, portanto essa palhaçada de não passar ao vivo é algo ridículo.”

“UFC 149 já começou no Twitter, e quem apanha é a GloboFail…”

“Globo e você, tudo a ver… A #GloboFail tá chamando você de mentiroso!!!”

“Acordei agora e tô esperando a Globo passar ao vivo a luta do Maguila. #GloboFail”

“Noticia que saiu agora na Globo: ” chico anysio acaba de falecer!” #GloboFail”

“E a globo ainda deu uma nova chance pro sonnen na sua transmissao “ao vivo” ! Com isso sao 3 vitoria pro spider. #GloboFail”

“Amanhã “Ao Vivo” na Globo, Corinthians X Boca Jrs #GloboFail”

“adorei essa nova tecnologia da globo… resolveram inovar e transmitir a luta em HD… HORAS DEPOIS. #UFC148 #GloboFail”

“Imagina a manipulação que a Globo fazia antes da Internet tornar-se popular? Agora fica MUITO na cara! #GloboFail”

As redes de TV falam sobre política e economia, assunto massacrante para muitos telespectores.

Porém ao falar de esportes e mentir, mentir para uma população que ama e acompanha esportes, a mentira é como água morro abaixo.

Ou fogo morro acima.

Ainda mais em tempos de inclusão digital (onde a notícia é transmitida em tempo real).

Se a notícia que a Globo transmite não tem credibilidade.

Se não podemos sequer confiar na notícia esportiva.

Só restará mesmo para a Globo, as novelas.

Ao menos sabemos que lá é mesmo tudo mentira…

Veja também:

Democracia e legitimidade: Quem é o Paraguai, para falar sobre a Venezuela?

PSDB e a crise no Paraguai: Apoio tucano ao golpe teve boa dose de inveja…

Anúncios